Skip to content

Categorias no kart: saiba tudo a respeito

Categorias No Kart Saiba Tudo A Respeito - Kart Indoor | Kart Premium

Compartilhe nas redes!

Se você é amante das nossas pistas, é importante se aprofundar no assunto e saber que existem categorias no kart. Afinal, o kartismo vai bem mais além das aventuras que as pistas de Kart Premium proporcionam, sendo também uma modalidade de esporte a motor. 

Claro, o nosso principal objetivo não é formar pilotos. Mas, é sempre bom entender um pouco mais a respeito daquilo que gostamos. Quem sabe esse gosto por velocidade não desperta novos interesses? Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura breve!

Quais são as categorias no kart?

A grande maioria dos pilotos iniciam as suas trajetórias no kart e passam por quase todas as categorias existentes. No entanto, em alguns países essas categorias podem variar e não atender às mesmas regras uma das outras. 

Aqui no Brasil, por exemplo, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), através da Comissão Nacional de Kart, é responsável por ditar as categorias no kart e as regras do esporte que nem sempre são as mesmas das nossas pistas onde as corridas acontecem por não serem baterias com pilotos profissionais. 

Mas, no Brasil, as categorias no kart oficiais são:

  • Mirim (PMK) que vai de 6 aos 8 anos;
  • Cadete (PCK) segue dos 8 até os 10 anos;
  • Júnior menor (PJMK) para crianças de 10 aos 12 anos;
  • Junior (PJK) dos 12 aos 14 anos;
  • Novato (PK) com pelos menos 14 anos de idade atende a pilotos iniciantes;
  • Graduado de kart B (PGK B) pilotos que passaram das demais categorias e possuem ao menos 14 anos de idade com diploma obtido em escolas de kart reconhecida pela CBA;
  • Graduado de kart (PGK A) são aqueles que já foram graduados da categoria citada anteriormente, PGK B;
  • Sênior B (PSK B) para aqueles pilotos que tem mais de 25 anos;
  • Sênior A onde se classificam os promovidos da Sênior B;
  • Super Senior (PSSK), categoria mais elevada que atende a pilotos com 40 anos de idade ou mais;
  • Piloto de Kart Indoor (PKI) para aqueles que possuem 12 anos de idade. 

As categorias no kart variam como os tipos de corridas?

Por outro lado, nas corridas de kart temos o kart Indoor que é como acontece em nossas pistas de kart, são baterias com kart com motor de 4 tempos que batem a velocidade de até 70km/h. 

Apesar das demais características técnicas, esse tipo de corrida é voltada para a diversão. Nele você pode organizar corridas com amigos e familiares e montar uma programação diferenciada para suas férias. 

Por fim, o segundo tipo de corrida de kart é a competição. Mas, para esse tipo de corrida, os karts são bem mais equipados e podem alcançar até 140 km/h. Nesse tipo de corrida as categorias no kart são usadas para separar os pilotos por categoria. 

Agende a sua bateria agora mesmo em nossas pistas!

Agora que você já conhece as categorias no kart fica bem mais fácil entender o que é o kart indoor. Por isso, não perca tempo e agende a sua bateria agora mesmo. 

Para isso, chame todos os seus amigos e familiares para aproveitar o melhor da velocidade em segurança!